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Pesquisas de Satisfação nos ajudam a aprimorar o Harpia

Como o Harpia é um boletim essencialmente interno, o conteúdo precisa estar o mais alinhado possível às expectativas do corpo social. Para isso, uma das estratégias é aplicar periodicamente as Pesquisas de Satisfação, que são realizadas de forma anônima. Conheça agora uma síntese desses resultados, além de dados de audiência e um diagnóstico sobre as edições de 2022.

Cabe destacar que, com o Harpia, estamos juntos documentando este momento na nossa instituição, então, quanto mais integrantes do corpo social estiverem disponíveis para contribuir, melhor. O objetivo da publicação é resgatar o passado, conectar o presente e projetar o futuro do nosso museu de história natural e antropologia.

Além de ser enviado por e-mail, decidimos deixá-lo aberto para a leitura de todos os interessados em conhecer mais sobre o que estamos realizando em ensino, pesquisa e extensão, assim como o nosso processo de fortalecimento de parcerias para a reconstrução dos campi e a recomposição do acervo. O formato das chamadas em PDF favorece o compartilhamento por WhatsApp, aumentando o alcance dos conteúdos. Na mesma linha, periodicamente, publicamos chamadas nas nossas redes sociais.

Pesquisas

Ao longo das edições de 2022, contribuíram no total 87 respondentes e obtivemos a nota média: 9,5. Cada resposta das Pesquisas de Satisfação é avaliada para que possamos evoluir, por isso primamos por deixar cada participante completamente à vontade para se expressar. Trata-se de um termômetro para o Núcleo de Comunicação e Eventos do Museu Nacional/UFRJ saber se os conteúdos estão sendo úteis e buscar, constantemente, realizar ajustes.

O que o corpo social mais gostou?

Conheça as matérias apontadas como as melhores e a pontuação média de cada edição.

Março – Edição 8

Média da nota: 9,6.

Seção Conexões — Além dos Carnavais: quais são os impactos da falta das festas na sociedade?

Seção Pesquisas — Cemitério dos Pretos Novos: nova fase de escavações está sendo iniciada

Abril – Edição 9

Média da nota: 9,8.

Seção Boas-Vindas — Nosso corpo social recebe três novos professores

Seção Pesquisas — Projeto de arqueologia pesquisa casa de recolhimento feminino em Niterói

Maio – Edição 10

Média da nota: 9,8.

Os conteúdos ficaram empatados. Reveja a edição completa aqui.

Junho – Edição 11

Média da nota: 9,5.

Seção Conexões — Crianças e jovens são incluídos no universo científico pela Cartas com Ciência

Seção Nossas Conquistas — Nosso afresco de Pompéia é restaurado na Itália e ganha exposição

Julho – Edição 12

Média da nota: 9,2.

Seção Quem Faz o MN/UFRJ — O capricho e o entusiasmo do Seu Mineiro como marceneiro no Museu

Seção Nossas Conquistas — Conheça a iniciativa de requalificação do Horto Botânico

O marceneiro Seu Mineiro, que presta serviços para o MN/UFRJ

Agosto – Edição 13

Média da nota: 9,2.

Os conteúdos ficaram empatados. Reveja a edição completa aqui.

Setembro – Edição 14

Média da nota: 9,4.

Nossas Conquistas – Esculpidas em Carrara: de perto com a beleza e a história das esculturas mitológicas

Quem Faz o MN/UFRJ – Irene Cardoso e seu fascínio pela atmosfera naturalista do Museu Nacional/UFRJ

Outubro – Edição 15

Média da nota: 9,2.

Seção Quem Faz o MN/UFRJ — Josenilson e sua percepção sobre o que mantém nosso Museu vivo

Seção Nossa História — Biblioteca Central tem relevância histórica e rico acervo especializado

A servidora Leandra Pereira de Oliveira, chefe da Biblioteca Central

Novembro – Edição 16

Média da nota: 9,5

Seção Nossas Conquistas — Equipe se qualifica para que acervo taxidermizado seja exposto com toque de arte

Seção Nossa História — Crenivaldo Veloso recebe menção honrosa por tese sobre Heloisa Fénelon

Dezembro – Edição 17

Média da nota: 9,7

Seção Pesquisas — Arqueologia Histórica revela cotidiano e transformações no Paço de São Cristóvão

Seção Nossas Conquistas — Tonico Benites Guarani-Kaiowá é o nosso primeiro curador indígena

Dez mais acessadas

Desde seu lançamento em junho de 2021, o site do Harpia já alcançou 14.650 visualizações, segundo dados do Google Analytics. Conheça as dez matérias mais acessadas:

Relato do professor José Pombal Jr. está entre os conteúdos mais acessados do Harpia. Crédito: Diogo Vasconcellos
  1. Seção Conexões — Ilustração científica: a precisão da arte para o avanço da ciência (534 visualizações)
  1. Nossa História — Diários de Leopoldina refletem história da mulher nas ciências, no século XIX (461 visualizações)
  1. Nossa História — Obituário: homenagens especiais aos servidores que nos deixaram em 2021 (313 visualizações)
  1. Quem Faz o MN/UFRJ — José Pombal Jr.: herpetólogo e curador das coleções de Anfíbios do Museu Nacional (308 visualizações)
  1. Pesquisa — Projeto de arqueologia pesquisa casa de recolhimento feminino em Niterói (278 visualizações)
  1. Seção Entrevista — Thereza Baumann e sua luz especial na Museologia do Museu Nacional (277 visualizações)
  1. Seção Entrevista — Francy Baniwa: mulher, liderança indígena e doutoranda do MN/UFRJ (253 visualizações)
  1. Seção Boas-Vindas — Conheça nossos novos servidores (222 visualizações)
  1. Seção Nossa História — Emoção: nosso Museu está eternizado em tatuagens (201 visualizações)
  1. Seção Conexões — Estudantes do MN mantêm iniciativas de divulgação científica independentes (198 visualizações)
Fran Baniwa
“Lute como uma mulher indígena Baniwa” são os dizeres da camiseta da doutoranda Francineia Bitencourt Fontes, mais conhecida como Francy ou Fran Baniwa.
Diagnóstico das edições de 2022

O boletim interno Harpia é redigido buscando contemplar os servidores docentes e técnicos, os estudantes e os trabalhadores terceirizados. Em 2022, participaram 11 professores dos departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, e Vertebrados; além de membros da Direção e da Seção de Museologia.

Entre os servidores técnicos, contamos com a participação de 11 profissionais da Administração da Sede, da Biblioteca Central, da Biblioteca Francisca Keller, da Coordenação de Extensão, dos Departamentos de Antropologia, Entomologia e Vertebrados, da Direção, do Escritório Técnico, do Grupo de Trabalho de Biossegurança, do Laboratório Central de Conservação e Restauro, da Manutenção, do Núcleo de Comunicação e Eventos, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, da Seção de Assistência ao Ensino, da Seção de Memória e Arquivo, da Seção de Museologia e da Seção Financeira, além de servidora aposentada da Seção de Museologia.

Participaram dos conteúdos 14 estudantes ativos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Programa de Pós-Graduação em Botânica, Programa de Pós-Graduação em Geociências, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Línguas Indígenas, e Programa de Pós-Graduação em Zoologia.

Contamos também com participações de pessoas que fazem parte de instituições e iniciativas parceiras como: Amâncio Osteomontagem, Associação Amigos do Museu Nacional, Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) e Cartas com Ciência, Linden Museum, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Projeto Museu Nacional Vive, Universidade Federal Fluminense e Velatur Restaurações.

Pesquisa sobre a comunicação do MN/UFRJ em 2022

Aplicamos a pesquisa anual, e também anônima, sobre a percepção do corpo social em relação à comunicação integrada do Museu Nacional/UFRJ. A ideia é identificarmos aspectos importantes para aperfeiçoar nossos processos e evoluir qualitativamente. Ela foi focada no ano de 2022, e contamos com 36 respondentes. Para começar, perguntamos quais os meios de comunicação mais utilizados pelo corpo social para se informar sobre o Museu e cada um marcou mais de uma opção.

O tópico que indicava os e-mails enviados pelo NuCE com Comunicados Internos, Convites e Mensagem da Direção recebeu 50% das marcações. Foram 42% para a publicação quinzenal Informes do MN/UFRJ. O boletim interno mensal Harpia recebeu 36% das seleções dos respondentes e o mesmo percentual para o Instagram do Museu. O site oficial foi selecionado em 14% das respostas. O Facebook do Museu e os veículos externos (imprensa) receberam 1% das respostas. Já o YouTube e o Twitter não foram selecionados pelos respondentes.

Solicitamos que os participantes dessa pesquisa dessem notas de 1 a 5, e obtivemos essas notas. sendo 1 para péssimo e 5 para excelente. Conheça o resultado a seguir:

1 – Atendimento do Núcleo de Comunicação e Eventos do MN/UFRJ, de forma geral, quanto à cordialidade, atendimento às solicitações, respostas, entre outros – 4,5.

2 – Qualidade da visibilidade dos principais fatos do Museu Nacional/UFRJ no noticiário do país: jornais, revistas, sites, emissoras de TV e rádio – 3,6.

3 – Conteúdos no perfil do Facebook do Museu Nacional/UFRJ – 3,5.

4 – Conteúdos no perfil do Instagram do Museu Nacional/UFRJ – 4,0.

5 – Conteúdos no perfil do Twitter do Museu Nacional/UFRJ – 3,2.

6 – Conteúdos no canal do YouTube do Museu Nacional/UFRJ – 3,6.

7 – Conteúdos do Site – 3,5.

8 – Conteúdos do site da campanha Recompõe – 4,0.

9 – Conteúdos do boletim interno Harpia, conjunto das 10 edições – 4,3.

10 – Conteúdos recebidos por e-mail (Comunicados Internos, Convites e Mensagem da Direção) – 4,0.

11 – Conteúdos da publicação quinzenal Informes do Museu Nacional/UFRJ – 4,2.

 

O Núcleo de Comunicação e Eventos do Museu Nacional/UFRJ aproveita para agradecer a todas as participações nos conteúdos, nas Pesquisas de Satisfação, nas avaliações espontâneas enviadas diretamente para a equipe, assim como nas sugestões de pauta. Sempre que você desejar indicar um conteúdo, basta nos enviar com antecedência para imprensa@mn.ufrj.br.

Leia também:

Conteúdo sobre 2021: Conheça o resultado de Pesquisas de Satisfação sobre o Harpia

 

 

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