Como o Harpia é um boletim essencialmente interno, o conteúdo precisa estar o mais alinhado possível às expectativas do corpo social. Para isso, uma das estratégias é aplicar periodicamente as Pesquisas de Satisfação, que são realizadas de forma anônima. Conheça agora uma síntese desses resultados, além de dados de audiência e um diagnóstico sobre as edições de 2022.
Cabe destacar que, com o Harpia, estamos juntos documentando este momento na nossa instituição, então, quanto mais integrantes do corpo social estiverem disponíveis para contribuir, melhor. O objetivo da publicação é resgatar o passado, conectar o presente e projetar o futuro do nosso museu de história natural e antropologia.
Além de ser enviado por e-mail, decidimos deixá-lo aberto para a leitura de todos os interessados em conhecer mais sobre o que estamos realizando em ensino, pesquisa e extensão, assim como o nosso processo de fortalecimento de parcerias para a reconstrução dos campi e a recomposição do acervo. O formato das chamadas em PDF favorece o compartilhamento por WhatsApp, aumentando o alcance dos conteúdos. Na mesma linha, periodicamente, publicamos chamadas nas nossas redes sociais.
Pesquisas
Ao longo das edições de 2022, contribuíram no total 87 respondentes e obtivemos a nota média: 9,5. Cada resposta das Pesquisas de Satisfação é avaliada para que possamos evoluir, por isso primamos por deixar cada participante completamente à vontade para se expressar. Trata-se de um termômetro para o Núcleo de Comunicação e Eventos do Museu Nacional/UFRJ saber se os conteúdos estão sendo úteis e buscar, constantemente, realizar ajustes.
O que o corpo social mais gostou?
Conheça as matérias apontadas como as melhores e a pontuação média de cada edição.
Março – Edição 8
Média da nota: 9,6.
Seção Conexões — Além dos Carnavais: quais são os impactos da falta das festas na sociedade?
Seção Pesquisas — Cemitério dos Pretos Novos: nova fase de escavações está sendo iniciada
Abril – Edição 9
Média da nota: 9,8.
Seção Boas-Vindas — Nosso corpo social recebe três novos professores
Seção Pesquisas — Projeto de arqueologia pesquisa casa de recolhimento feminino em Niterói
Maio – Edição 10
Média da nota: 9,8.
Os conteúdos ficaram empatados. Reveja a edição completa aqui.
Junho – Edição 11
Média da nota: 9,5.
Seção Conexões — Crianças e jovens são incluídos no universo científico pela Cartas com Ciência
Seção Nossas Conquistas — Nosso afresco de Pompéia é restaurado na Itália e ganha exposição
Julho – Edição 12
Média da nota: 9,2.
Seção Quem Faz o MN/UFRJ — O capricho e o entusiasmo do Seu Mineiro como marceneiro no Museu
Seção Nossas Conquistas — Conheça a iniciativa de requalificação do Horto Botânico
Agosto – Edição 13
Média da nota: 9,2.
Os conteúdos ficaram empatados. Reveja a edição completa aqui.
Setembro – Edição 14
Média da nota: 9,4.
Nossas Conquistas – Esculpidas em Carrara: de perto com a beleza e a história das esculturas mitológicas
Quem Faz o MN/UFRJ – Irene Cardoso e seu fascínio pela atmosfera naturalista do Museu Nacional/UFRJ
Outubro – Edição 15
Média da nota: 9,2.
Seção Quem Faz o MN/UFRJ — Josenilson e sua percepção sobre o que mantém nosso Museu vivo
Seção Nossa História — Biblioteca Central tem relevância histórica e rico acervo especializado
Novembro – Edição 16
Média da nota: 9,5
Seção Nossas Conquistas — Equipe se qualifica para que acervo taxidermizado seja exposto com toque de arte
Seção Nossa História — Crenivaldo Veloso recebe menção honrosa por tese sobre Heloisa Fénelon
Dezembro – Edição 17
Média da nota: 9,7
Seção Pesquisas — Arqueologia Histórica revela cotidiano e transformações no Paço de São Cristóvão
Seção Nossas Conquistas — Tonico Benites Guarani-Kaiowá é o nosso primeiro curador indígena
Dez mais acessadas
Desde seu lançamento em junho de 2021, o site do Harpia já alcançou 14.650 visualizações, segundo dados do Google Analytics. Conheça as dez matérias mais acessadas:
- Seção Conexões — Ilustração científica: a precisão da arte para o avanço da ciência (534 visualizações)
- Nossa História — Diários de Leopoldina refletem história da mulher nas ciências, no século XIX (461 visualizações)
- Nossa História — Obituário: homenagens especiais aos servidores que nos deixaram em 2021 (313 visualizações)
- Quem Faz o MN/UFRJ — José Pombal Jr.: herpetólogo e curador das coleções de Anfíbios do Museu Nacional (308 visualizações)
- Pesquisa — Projeto de arqueologia pesquisa casa de recolhimento feminino em Niterói (278 visualizações)
- Seção Entrevista — Thereza Baumann e sua luz especial na Museologia do Museu Nacional (277 visualizações)
- Seção Entrevista — Francy Baniwa: mulher, liderança indígena e doutoranda do MN/UFRJ (253 visualizações)
- Seção Boas-Vindas — Conheça nossos novos servidores (222 visualizações)
- Seção Nossa História — Emoção: nosso Museu está eternizado em tatuagens (201 visualizações)
- Seção Conexões — Estudantes do MN mantêm iniciativas de divulgação científica independentes (198 visualizações)
Diagnóstico das edições de 2022
O boletim interno Harpia é redigido buscando contemplar os servidores docentes e técnicos, os estudantes e os trabalhadores terceirizados. Em 2022, participaram 11 professores dos departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, e Vertebrados; além de membros da Direção e da Seção de Museologia.
Entre os servidores técnicos, contamos com a participação de 11 profissionais da Administração da Sede, da Biblioteca Central, da Biblioteca Francisca Keller, da Coordenação de Extensão, dos Departamentos de Antropologia, Entomologia e Vertebrados, da Direção, do Escritório Técnico, do Grupo de Trabalho de Biossegurança, do Laboratório Central de Conservação e Restauro, da Manutenção, do Núcleo de Comunicação e Eventos, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, da Seção de Assistência ao Ensino, da Seção de Memória e Arquivo, da Seção de Museologia e da Seção Financeira, além de servidora aposentada da Seção de Museologia.
Participaram dos conteúdos 14 estudantes ativos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Programa de Pós-Graduação em Botânica, Programa de Pós-Graduação em Geociências, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Línguas Indígenas, e Programa de Pós-Graduação em Zoologia.
Contamos também com participações de pessoas que fazem parte de instituições e iniciativas parceiras como: Amâncio Osteomontagem, Associação Amigos do Museu Nacional, Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) e Cartas com Ciência, Linden Museum, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Projeto Museu Nacional Vive, Universidade Federal Fluminense e Velatur Restaurações.
Pesquisa sobre a comunicação do MN/UFRJ em 2022
Aplicamos a pesquisa anual, e também anônima, sobre a percepção do corpo social em relação à comunicação integrada do Museu Nacional/UFRJ. A ideia é identificarmos aspectos importantes para aperfeiçoar nossos processos e evoluir qualitativamente. Ela foi focada no ano de 2022, e contamos com 36 respondentes. Para começar, perguntamos quais os meios de comunicação mais utilizados pelo corpo social para se informar sobre o Museu e cada um marcou mais de uma opção.
O tópico que indicava os e-mails enviados pelo NuCE com Comunicados Internos, Convites e Mensagem da Direção recebeu 50% das marcações. Foram 42% para a publicação quinzenal Informes do MN/UFRJ. O boletim interno mensal Harpia recebeu 36% das seleções dos respondentes e o mesmo percentual para o Instagram do Museu. O site oficial foi selecionado em 14% das respostas. O Facebook do Museu e os veículos externos (imprensa) receberam 1% das respostas. Já o YouTube e o Twitter não foram selecionados pelos respondentes.
Solicitamos que os participantes dessa pesquisa dessem notas de 1 a 5, e obtivemos essas notas. sendo 1 para péssimo e 5 para excelente. Conheça o resultado a seguir:
1 – Atendimento do Núcleo de Comunicação e Eventos do MN/UFRJ, de forma geral, quanto à cordialidade, atendimento às solicitações, respostas, entre outros – 4,5.
2 – Qualidade da visibilidade dos principais fatos do Museu Nacional/UFRJ no noticiário do país: jornais, revistas, sites, emissoras de TV e rádio – 3,6.
3 – Conteúdos no perfil do Facebook do Museu Nacional/UFRJ – 3,5.
4 – Conteúdos no perfil do Instagram do Museu Nacional/UFRJ – 4,0.
5 – Conteúdos no perfil do Twitter do Museu Nacional/UFRJ – 3,2.
6 – Conteúdos no canal do YouTube do Museu Nacional/UFRJ – 3,6.
7 – Conteúdos do Site – 3,5.
8 – Conteúdos do site da campanha Recompõe – 4,0.
9 – Conteúdos do boletim interno Harpia, conjunto das 10 edições – 4,3.
10 – Conteúdos recebidos por e-mail (Comunicados Internos, Convites e Mensagem da Direção) – 4,0.
11 – Conteúdos da publicação quinzenal Informes do Museu Nacional/UFRJ – 4,2.
O Núcleo de Comunicação e Eventos do Museu Nacional/UFRJ aproveita para agradecer a todas as participações nos conteúdos, nas Pesquisas de Satisfação, nas avaliações espontâneas enviadas diretamente para a equipe, assim como nas sugestões de pauta. Sempre que você desejar indicar um conteúdo, basta nos enviar com antecedência para imprensa@mn.ufrj.br.
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Conteúdo sobre 2021: Conheça o resultado de Pesquisas de Satisfação sobre o Harpia