Acesse o site do Museu Nacional

Conheça o resultado de Pesquisas de Satisfação sobre o Harpia

O Harpia é nosso! Esse boletim interno foi concebido e realizado como uma das ferramentas para aprimorar a comunicação interna no Museu Nacional/UFRJ, trazendo matérias que buscam valorizar a instituição e seus servidores docentes e técnicos, estudantes e trabalhadores terceirizados, noticiando suas produções tão importantes e suas trajetórias. Lançado em junho, a cada edição foi enviada uma Pesquisa de Satisfação e aqui compartilhamos os resultados com vocês.

Harpia

Desde o início, a publicação mensal tem sido elaborada primando pelo diálogo com o corpo social e isso ocorreu desde a escolha do nome, sendo feito a partir do recebimento de sugestões, seguido de votação. É uma maneira de fortalecer a identificação e o sentimento de pertencimento à instituição. Da mesma forma, as edições são sempre pensadas a partir da avaliação das sugestões de pauta recebidas por e-mail ou pela Pesquisa de Satisfação, feita após a entrega de cada edição.

Nosso primeiro número foi lançado em junho. E, como estamos na última edição de 2021, compartilhamos com vocês um resumo dos resultados da Pesquisa de Satisfação e também um diagnóstico sobre o boletim Harpia, com base nas edições de junho a novembro.

 

Principais resultados da Pesquisa de Satisfação

Cada Pesquisa de Satisfação sobre o Harpia é respondida de forma anônima, para que o respondente fique muito à vontade para se expressar, e adoramos quando recebemos as críticas positivas e negativas para realmente a gente fazer os ajustes necessários. Ao longo de 2021, recebemos cerca de dez avaliações por edição, sendo 65 respondentes no total, e a nota média do boletim interno foi: 9,3. Desejamos evoluir a cada número e é bem importante que todos vocês nos ajudem com isso, deixando sua opinião. Super agradecemos a cada um que dedicou seu tempo para participar.

 

Sabe aquelas frases usadas na divulgação de filmes e livros?! Então, separamos uns elogios pra te motivar a ler o Harpia também:

“O Harpia veio preencher um espaço muito importante. Parabéns.”

“Parabéns pela excelente publicação! Muito inovador, com matérias enxutas e muito informativas-esclarecedoras”.

“Apenas parabenizar à equipe pela iniciativa. Para mim, que cheguei agora na instituição, achei uma ótima forma de me manter informada e conhecer a história da casa!”.

“Difícil escolher o conteúdo preferido, todos são interessantes e relevantes”.

“Acho que o Harpia está em um ótimo caminho. Muito legal ler essas reportagens”.

 “Estou contente com o boletim. Sou um leitor assíduo. Gostaria de ressaltar que a dinâmica de interatividade do PDF é muito interessante. O volume do conteúdo me agrada também”.

Todas as respostas quantitativas e qualitativas da Pesquisa de Satisfação do Harpia são computadas e avaliadas pela equipe. Como sempre fazemos um levantamento das matérias preferidas pelo corpo social, confira as mais votadas, mês a mês:

Junho

Boas-Vindas – Conheça nossos novos servidores

Nossa História – Saiba como foi o boletim Harpia que circulou na década de 1990

 

Julho

Nossa História – Diários de Leopoldina refletem história da mulher nas ciências, no século XIX

MN na Mídia – Fundo Bertha Lutz: a recomposição do nosso acervo é noticiada na imprensa

 

Agosto

Quem Faz o MN/UFRJ – Arthur Brum: memórias de um estudante na Antártica

Nossas Conquistas – Parte de nossa coleção de aracnídeos é recomposta e ganha catálogo

 

Setembro 

Conexões –  Observações sobre a Estação Biológica de Santa Lúcia e o Horto Botânico na primavera

Palavra da Direção – Acervos: gestão, digitalização, planejamento dos espaços de guarda e campanha de doação

 

Outubro

Quem Faz o MN/UFRJ – Antônio Lima: o querido servidor da Biblioteca Central

Conexões – Estudantes do MN mantêm iniciativas de divulgação científica independentes

 

Novembro

Conexões – Inspire-se em projetos de divulgação científica dos estudantes do MN

Pesquisas – Museu Nacional digitaliza dados primários de 12% dos espécimes-tipo da fauna brasileira de libélulas

 

Diagnóstico sobre o Harpia

Nos conteúdos do Harpia, tivemos a participação de 20 servidores docentes, 24 técnicos, sendo 1 aposentado; 16 estudantes e 1 trabalhador terceirizado. Além de algumas participações externas, como uma professora do CEFET/RJ, uma museóloga do MAST e membros da Associação de Pós-graduandos da UFRJ (APG).

Ao longo das edições, trouxemos matérias que contemplaram os departamentos: Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Invertebrados e Vertebrados. Os programas de pós-graduação contemplados foram os de Antropologia Social, Botânica e Zoologia. Já os setores foram: Biblioteca Central, Direção, Grupo de Trabalho de Acessibilidade, Núcleo de Comunicação e Eventos (NUCE), Seção de Assistência ao Ensino (SAE), Seção de Memória e Arquivo (SEMEAR) e a Seção de Museologia (SEMU).

 

O Núcleo de Comunicação e Eventos agradece a todos os servidores docentes, técnicos, estudantes e trabalhadores terceirizados que colaboraram com as edições de 2021. E também agradecemos a todos que nos leem, porque isso é essencial para a existência do Harpia. Esperamos poder continuar contando com todos vocês para fazer com que o boletim interno Harpia sempre traga matérias interessantes para o nosso corpo social.

Seu setor, departamento ou laboratório ainda não apareceu no Harpia? Entre em contato conosco [imprensa@mn.ufrj.br] e sugira uma matéria. Estamos prontos para te ouvir!

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram