Panorama UFRJ: construção coletiva multiplica olhares fotográficos

Diogo Vasconcellos e Raphael Pizzino clicados pela Beatriz Evaristo (Panorama UFRJ)
Diogo Vasconcellos e Raphael Pizzino clicados pela Beatriz Evaristo (Panorama UFRJ)

Quando iam cobrir os fatos da UFRJ, os fotógrafos Diogo Vasconcellos e Raphael Pizzino, espontaneamente, circulavam nos intervalos para explorar e capturar o dia a dia da Universidade. Mas essas fotografias ainda não eram publicadas em nenhum lugar. A partir de conversas, tiveram a ideia de publicá-las e, assim, criaram o Panorama UFRJ, um espaço on-line, que difunde a produção acadêmica, científica e artística da instituição, usando outras linguagens, além do viés documental de fotojornalismo.

Diogo, Raphael e os participantes do projeto de extensão multiplicando as perspectivas sobre as obras no Museu. Crédito: Allan Kardec (técnico de segurança das obras)

“O Panorama não é só sobre o que é a UFRJ, mas também um pouco sobre aquilo que a gente quer que ela seja”, destaca Pizzino, atualmente diretor de Fotografia da Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) e atual coordenador e professor do curso de extensão Fotografia Contemporânea. Pouco a pouco, numa construção coletiva, mais servidores se juntaram ao projeto, desde a concepção, a realização de registros e a curadoria sobre o que é publicado nele.  Hoje, os fotógrafos da SGCOM Fábio Caffé, Moisés Pimentel e Ana Marina Coutinho são os grandes responsáveis pela atualização constante do Panorama. A ideia é que as pessoas acessem o site para buscar os registros de atividades que participaram ou utilizem as imagens para ilustrar seus conteúdos, desde que ele não seja comercial e sejam dados os créditos.

Estudantes e mais perspectivas

A iniciativa foi ganhando outras facetas ao longo do tempo, e recentemente se estendeu para o projeto de extensão Fotografia Contemporânea, ganhando mais integrantes para multiplicar os olhares e registros pela UFRJ. Esse projeto está sendo realizado nos moldes do curso que o Raphael Pizzino ministra há anos para a comunidade da UFRJ e para a sociedade com o mesmo nome, sendo o mais recente realizado na Rocinha.

Participantes do projeto de extensão Fotografia Contemporânea na SGCOM

No projeto de extensão, os estudantes ganham contato com a prática fotográfica para desenvolver seus projetos, contando com acesso de câmeras da UFRJ. “A ideia é proporcionar uma troca de experiências, onde nós, como fotógrafos mais experientes, possamos compartilhar nossos conhecimentos e técnicas, enquanto aprendemos com o olhar fresco e inovador desses novos talentos, renovando nosso olhar e também mantendo sempre acesa nossa paixão pela fotografia. O Raphael atualmente está mais a frente e eu estou colaborando em algumas atividades”, relata Diogo Vasconcellos, fotógrafo do Museu Nacional/UFRJ, um dos idealizadores e curador das imagens que são veiculadas no Panorama.

De autoria de Diogo Vasconcellos, registro da visita do Presidente Lula às obras do Paço de São Cristóvão, disponível para baixar  no Panorama UFRJ

Diogo ressalta que, durante o projeto de extensão, procuram fomentar discussões sobre ética na fotografia, a importância do crédito das imagens, e como utilizar as licenças de forma correta: “É importante para que eles possam não apenas produzir belas imagens, mas também compreender todo o contexto e a responsabilidade que envolve a prática fotográfica”. 

E Raphael completa: “Adotamos uma abordagem inspirada em Paulo Freire, promovendo rodas de debate e deixando muito livre para ver o que interessa para cada um deles e depois eles ficam com a missão de fotografar seu tema. Como a UFRJ tem o tamanho de uma cidade, percebemos que seria importante ampliar os olhares fotográficos e que os melhores olhares seriam os dos estudantes”. 

Resgate de Acervos no Paço pelas lentes de Raphael Pizzino integra o Panorama (SGCOM)
Como surgiu a ideia?

“Quando cheguei na antiga CoordCom, anos atrás, o Diogo era o único fotógrafo até então na equipe e começou a me mostrar o acervo dele com uma série de imagens que não eram publicadas e fui sendo apresentado também ao acervo de imagens da UFRJ, que o Alexandre Pereira cuidava e estava construindo um primeiro banco de imagens. Aliás, ele é uma espécie de mentor da memória da Universidade e pessoa-chave. Fiquei encantado com as imagens e falei que era importante publicar esse material em algum lugar, então nasceu a ideia da gente fazer o Panorama UFRJ”, resume Raphael Pizzino.

A beleza do clique de Raphael Pizzino em antiga exposição do Museu Nacional (SGCOM)

O conceito contou também com a participação de Vinicius Carvalho, que esteve à frente tanto do design quanto do desenvolvimento do site com outros colaboradores. Em seguida, mais pessoas começaram a fazer parte.

Lentes de Diogo Vasconcellos no Panorama
Memórias pelo Museu

Tanto o Raphael Pizzino quanto o Diogo Vasconcellos visitaram o Museu Nacional/UFRJ desde a infância, mas a partir de 2017 os contatos foram ficando mais próximos com a instituição. O momento das festividades do aniversário dos 199 anos foi um que os deixou mais próximos do Núcleo de Comunicação e Eventos do Museu (NuCE).

Cobertura de visita escolar às exposições antes de setembro de 2018 está no Panorama. Créditos: Raphael Pizzino (SGCOM)

Na noite de 2 de setembro de 2018, o Raphael foi cobrir o fatídico incêndio por morar mais perto e o Diogo no dia seguinte. “Após esses registros do incêndio, tivemos uma reunião interna para avaliar criteriosamente se essas fotografias iriam ou não para o Panorama, e optamos por publicá-las”, relembra Raphael Pizzino. A imprensa do Brasil e do exterior estava cobrindo aquela noite, e até onde se sabe o Raphael foi o único da UFRJ.

No Panorama, registro de Diogo Vasconcellos: estudantes secundaristas e apoiadores tomam a Alameda das Sapucaias no dia 3 de setembro de 2018

Eles se revezaram nos meses seguintes para cobrir inclusive o Resgate de Acervos no Paço de São Cristóvão. “Não sei se você já esteve dentro de algum lugar que foi incendiado, mas até hoje eu me lembro daquele cheiro. Com a proximidade com o Museu neste período e estando tão perto das pessoas, decidi pedir minha transferência para o Museu porque percebi que aqui eu teria como contribuir mais com o meu trabalho de fotógrafo”, relata Diogo Vasconcellos, que passou a integrar o NuCE.

A delicadeza deste momento de reconstrução por Raphael Pizzino da SGCOM e Panorama

O Panorama está sendo aprimorado ao longo do tempo e a equipe deseja que futuramente o site possa ter busca, ser indexado, entre outros recursos.

Nosso Museu Nacional retratado por Diogo Vasconcellos e disponível para baixar no Panorama de graça
Todo mundo pode contribuir

No site Panorama, há um passo a passo sobre como você pode submeter seus registros fotográficos pela UFRJ. Todas as imagens passam pela curadoria de uma equipe especializada da nossa Universidade.

Saiba mais:

Panorama UFRJ

Compartilhe

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram