Como o público interno percebe a Comunicação do Museu em 2023

A evolução das obras no Paço de São Cristóvão, que será exclusivo para as exposições e atividades educativas, é um dos pontos centrais da comunicação do Museu Nacional/UFRJ. Foto: Diogo Vasconcellos (MN/UFRJ)

Buscar conhecer a percepção do corpo social sobre a comunicação integrada do Museu Nacional/UFRJ é importante para a gente aprimorar nossas atividades. Com esse objetivo, iniciamos em 2021 a aplicação de pesquisas de satisfação anônimas. Os resultados da que foi realizada em 2023, contando com a participação de 57 pessoas, são resumidos nesta matéria. Além disso, apresentamos um ranking dos conteúdos mais acessados no site Harpia, segundo dados do Google Analytics.

Panorama geral

A comunicação por e-mail foi a preferida por 53% dos respondentes, seguida pela publicação quinzenal Informes do Museu Nacional/UFRJ com 51%, e o Instagram com 33%, apontando para uma diversidade nas preferências de comunicação. Quanto ao atendimento do Núcleo de Comunicação e Eventos (NuCE) 51% o classificaram como excelente e 21% como bom, 11% como regular e 18% responderam não se aplica, por não terem experiência direta para classificar, por exemplo. Ninguém respondeu como ruim ou péssimo.

A visibilidade das notícias sobre o Museu na grande imprensa teve 42% das avaliações como boa e 23% como excelente, somando 65% dos respondentes satisfeitos. Os conteúdos do Instagram e do Facebook são iguais. No Instagram, 30% de avaliações o classificam como excelente, enquanto 12% dos respondentes consideraram os conteúdos do Facebook como excelente, sendo que 47% dos respondentes consideraram o Facebook não aplicável à sua experiência. Quanto aos conteúdos do boletim Harpia, 46% dos respondentes o classificam como excelente e 33% como bom, somando 79%, e 9% responderam não se aplica. Entre Comunicados, Convites e Mensagem da Direção que são enviados por e-mail, 42% classificam o conteúdo como excelente e 28% como bom. O conteúdo da publicação Informes do Museu Nacional/UFRJ, enviada quinzenalmente, foi classificado por 39% dos respondentes como excelente e 35% como bom, totalizando 74%, e 11% responderam: não se aplica.

Em suas considerações adicionais, alguns respondentes, avaliaram a comunicação do Museu como melhorada em relação a anos anteriores, com pedidos de atualização do site, que está prevista para meados de 2024 com nova programação visual e organização de conteúdos.

Alguns dos elogios:

“Levando-se em consideração a pouca verba e, às vezes, a pouca equipe, vocês estão de parabéns, mas sempre dá pra melhorar um pouco”.

“Sinceramente, creio que a equipe consegue atingir sua missão, sempre inovando e se tornando presente junto à comunidade”.

“A Comunicação do Museu Nacional é muito boa.”

“Boletim Harpia é Excelente. Cada número se supera. Parabéns!!!!”

 

Destaques do Harpia

O boletim Harpia foi criado para resgatar a história, conectar o presente e projetar o futuro do nosso museu de história natural e antropologia.  Trata-se de veículo essencialmente interno, mas que decidimos deixar acessível à sociedade o que estamos realizando. Entre 16 de junho de 2021 e 15 de março de 2024, segundo dados da plataforma Google Analytics, ele conquistou 13.174 visualizações de página e 41.570 eventos. Resumidamente, a “contagem de eventos” é referente a ações específicas da interação do usuário com o conteúdo, como cliques, downloads, entre outros. Conheça os quinze conteúdos mais acessados desde o lançamento:

  1. Entrevista. Francy Baniwa: mulher, liderança indígena e doutoranda do MN/UFRJ (Set/2021). Acesse.
  2. Nossas Conquistas. Nomes científicos de anfíbios do Brasil são explicados em nova publicação (Jan/2023). Acesse.
  3. Nossa História. Diários de Leopoldina refletem história da mulher nas ciências, no século XIX (Jul/2021). Acesse
  4. Nossas Conquistas. Ações construídas pelo corpo social é o que faz a Extensão do MN (Fev/2022). Acesse
  5. Palavra da Direção. Um poema como um convite para a valorização da ciência e da cultura (Ago/2023). Acesse
  6. Nossas Conquistas. Tonico Benites Guarani-Kaiowá é o nosso primeiro curador indígena (Dez/2022). Acesse
  7. Nossas Conquistas. Curso ‘Conhecendo o Museu Nacional’ alcança a marca de 2455 inscrições (Jul/2023). Acesse
  8. Palavra da Direção. Cápsula do Tempo: mensagem para as futuras gerações (Dez/2022). Acesse
  9. Conexões. Ilustração científica: a precisão da arte para o avanço da ciência (Jun/2021). Acesse
  10. Pesquisas. Sítios arqueológicos no Alto Amazonas revelam ocupações antes dos europeus (Mai/2022). Acesse
  11. Pesquisas. Descoberto ‘berçário’ de pterossauros no Sul do Brasil (Jul/2023). Acesse
  12. Nossas Conquistas. Cerâmicas do Quilombo Buriti do Meio reiniciam acervo afro-brasileiro do Museu (Ago/2023). Acesse. 
  13. Quem Faz o MN/UFRJ. Antonio Carlos de Souza Lima e a presença cotidiana no Museu (Out/2023), Acesse
  14. Entrevista. Carlos Fausto lança o livro ‘Ardis da Arte: Imagem, Agência e Ritual na Amazônia’ (Dez/2023). Acesse
  15.  Nossas Conquistas.  Nosso afresco de Pompéia é restaurado na Itália e ganha exposição (Jun/2022). Acesse

Cabe informar que na ordem de acessos no Google Analytics tem também links gerais como a entrada para baixar os PDFs com as edições e o link geral do site, por conta do envio ao corpo social por e-mail, pela chamada no site do Museu e em sites de parceiros como o Projeto Museu Nacional Vive, além das chamadas nas redes sociais.

Que tal uma matéria no Harpia sobre o que você tem desenvolvido? Envie sua sugestão de pauta para imprensa@mn.ufrj.br.

Saiba mais:

2022. Pesquisas de Satisfação nos ajudam a aprimorar o Harpia. Acesse

2021. Conheça o resultado de Pesquisas de Satisfação sobre o Harpia. Acesse

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