#MuseuNacionalVive no Bicentenário – Quinta da Boa Vista

Exposições, apresentações musicais e de dança, circo e atividades educativas reiniciam nosso contato direto com o público no Museu Nacional/UFRJ, na Quinta da Boa Vista. Participe do evento #MuseuNacionalVive no Bicentenário. Confira nossa ampla programação:
Assista aos espetáculos de apresentação única, nos dias 10 e 11/9, sábado e domingo:
Sábado, 10/09
11h – Orquestra Sinfônica Brasileira
13h – Cia. de Ballet Dalal Achcar
15h – Unicirco Marcos Frota
Domingo, 11/09
11h – Espetáculo: Museu Nacional – Em Processo (Cia Barca dos Corações Partidos)
16h – Nova Orquestra
E visite a mostra Recompõe.Mineralogia, que é a primeira no interior do palácio, desde setembro de 2018, ficando em cartaz até o dia 06 de dezembro. O público também tem a oportunidade de rever uma peça icônica do Museu Nacional/UFRJ: o meteorito Bendegó. De terça a domingo, até 06/12/2022, das 9h às 16h.
No Jardim Terraço, está instalada uma exposição com oito esculturas em mármore de Carrara, representativas da mitologia grega, que ficavam no topo do palácio. Pela primeira vez na história do Museu, o público pode admirar de perto as obras, que passaram por um minucioso processo de restauração. Todos os dias, até 02/11/2022, das 9h às 18h.
Fotografias e histórias que registram a trajetória e a relevância do Museu Nacional/UFRJ estão na exposição a Céu Aberto no Museu Nacional Vive. Diariamente, até 26/02/2023, das 9h às 18h.
A partir do feriado do dia 07/09, a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ (SAE) vai promover um conjunto de atividades educativas, como oficinas e exposições de acervos didático-científicos no entorno do Jardim Terraço. Sempre aos domingos, das 10h às 16h, o conjunto de educadores do Museu estará disponível para mediar visitas às três exposições temporárias. A comunidade escolar e demais interessados em visitas monitoradas podem entrar em contato pelo e-mail agendamento.nap@mn.ufrj.br. As visitas agendadas ocorrem de terça a sexta-feira, em três horários: 9h, 10h e 14h.
Confira a programação detalhada no site do Museu Nacional/UFRJ.
‘O que você sonha para o Museu Nacional/UFRJ?’ na Quinta da Boa Vista
Com a pergunta “O que você sonha para o Museu Nacional/UFRJ?” a exposição apresenta obras artísticas distribuídas em painéis que expressam as expectativas da sociedade com o nosso futuro. E esses sonhos são muito bonitos e inspiradores. Trata-se do resultado de uma ação cultural realizada por meio da parceria com o Goethe-Institut Rio, onde foi lançada nas redes sociais e na imprensa, meses atrás, uma convocação para que o público enviasse suas expressões artísticas. Essa troca de experiências e ideias seguiram três eixos temáticos: “A importância da ciência em nossas vidas”, “O que nos une e o que nos diferencia socialmente” e “Nossa geodiversidade e biodiversidade”. Ela está aberta ao público das 7h às 18h, na Quinta da Boa Vista, nos tapumes das obras do Museu Nacional/UFRJ. Além da exposição física, tem uma mostra virtual disponível no site do Goethe. Acesse.
‘Luzia e Berthasaura em Madureira’ no Parque Madureira Mestre Monarco – Últimos dias!

‘Que Baleia é Essa?’ na Cidade das Artes
A exposição “Que Baleia é Essa?” apresenta o esqueleto de uma baleia-cachalote de 15,7 metros, acompanhado de fotografias de cetáceos e totens informativos. O público pode visitá-la às quartas, sextas e sábado, até 30 de dezembro, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. As sessões ocorrem entre 12h e 16h, sendo a última às 15h. As senhas são distribuídas 30 minutos antes. O endereço é Av. das Américas, 5300. Acesse o site dedicado a essa exposição.
Encontros com o Ludens 2022: ‘As ‘Técnicas’ nos 150 anos de Marcel Mauss’
Está sendo realizado o ciclo de encontros “As ‘Técnicas’ nos 150 anos de Marcel Mauss”. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (Ludens) do Museu Nacional/UFRJ. As transmissões são pelo canal Ludens GPAD no YouTube e você pode assistir aos dois que já aconteceram. Estão sendo realizados sempre às 14h. Em 12/09, Técnicas: Procissões – Raquel Lima (Ludens/Cap-Coluni/UFV) e Túlio Mendanha (PPGAS/UGF).
Exposição virtual ‘Os Primeiros Brasileiros’
Concebida pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira (MN/UFRJ) em estreita parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), a mostra é composta por painéis históricos, músicas, filmes e fotografias. Essa edição virtual é apresentada pelo Projeto Museu Nacional Vive, e inclui um Guia Didático para apoiar os educadores nas visitas virtuais com seus alunos. Visite agora e indique aos amigos. https://osprimeirosbrasileiros.mn.ufrj.br/pt/