Acesse o site do Museu Nacional

O Harpia está de volta!

Alexander KellnerCom muita felicidade anunciamos o retorno de um boletim informativo interno para o corpo social do Museu Nacional/UFRJ! A implementação desse newsletter foi conduzida pelo Núcleo de  Comunicação e Eventos junto com a jornalista Mercia Ribeiro, contratada via UNESCO para auxiliar na  comunicação da nossa instituição, em particular a interna.

A proposta é bem moderna e criativa. De circulação mensal e totalmente digital, o objetivo é informar à casa sobre as novidades da instituição, desde questões relativas a sua reconstrução até eventos e ações que estejam sendo desenvolvidos pelos departamentos e setores. É um espaço também para realizar um resgate histórico e projeções sobre o nosso futuro. Existirão algumas seções fixas e outras esporádicas. Entre as fixas haverá uma  destinada à Direção onde, de forma alternada, os diretores adjuntos informarão à casa sobre a evolução dos projetos concernente às suas diretorias. E também estão: Quem Faz o MN/UFRJ, onde neste primeiro número o Sergio Vaz, que sugeriu o nome Harpia no nosso concurso cultural e ganhou, está relatando as melhores lembranças na sua trajetória de mais de 40 anos com a gente. Na seção Nossa História, estamos contando a história do antigo Harpia, com a participação da professora do Departamento de Entomologia, Sonia Fraga, que foi responsável pela redação e diagramação da publicação. Outra seção mensal é a Programe-se com os destaques dos eventos promovidos pelo Museu Nacional/UFRJ, para que todos possam se preparar e, dentro das possibilidades e interesse, participar.

Este é um espaço de conexão entre todos nós, servidores técnicos, docentes e estudantes. Nas diversas seções que teremos já posso imaginar muitas histórias – ou “causos” – de atividades de campo, de vivências nas aulas, laboratórios, setores, expedições e demais participações em ações nacionais e internacionais. Enfim, um momento especial para que possamos estar mais conectados, conhecendo mais e mais a nossa instituição. As seções esporádicas são bem variadas e dependerão muito das contribuições que cheguem aos editores do boletim.

Neste primeiro número, em Boas-Vindas, os servidores que ingressaram recentemente estão nos contando como esperam contribuir para o Museu, citando uma curiosidade sobre eles, destacando um filme, livro ou viagem que mais marcaram a vida deles. É uma forma da gente conhecê-los um pouco mais e, também, para que possamos acolhê-los da melhor forma. A seção Conexões traz uma matéria sobre ilustração científica, a partir do olhar de dois especialistas: o Luiz Antônio Costa, já aposentado e que chegou por aqui na década de 1970, e a professora do Departamento de Botânica, Luciana Witowski, que dará um curso sobre ilustração científica em breve e nessa matéria ela passa mais detalhes. Passado, presente e futuro juntos sobre essa função tão importante nos nossos trabalhos científicos, onde eles nos contam também os trabalhos que mais deram orgulho do resultado e os mais desafiadores.

Destaco a importância de cada um de nós darmos contribuições e sugestões de pauta, assim como participar das pesquisas breves de satisfação sobre o boletim Harpia, que serão feitas após o envio de cada edição para o aprimoramento contínuo. Vocês não precisarão se identificar nessas pesquisas e peço que dediquem um tempo para emitir a opinião.

Por último, gostaria de lembrar que o novo boletim Harpia já nasceu com o espaço aberto para todos nós, buscando a participação ativa nesse processo de construção. Justamente por isso que nosso primeiro passo foi abrir para as sugestões de nomes vindas pela casa, e depois submetidas à votação pelo corpo social.

Agora, sem mais delongas, desejo a todos uma boa leitura.

Alexander Kellner
Diretor do Museu Nacional/UFRJ

 

Foto: Bira Soares-FCC/UFRJ

Compartilhe

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram