Acesse o site do Museu Nacional

Conheça as expressões visuais e textuais do concurso ‘Museu em Nós’

Fotografias documental e artística, gravuras, pinturas, ilustrações, poesias, crônicas e relatos buscaram situar o Museu Nacional/UFRJ como espaço de pesquisa e de memória no concurso artístico-cultural “Museu em Nós: Pontes e (des)dOBRAmentos”. Concebido e realizado pela Associação de Pós-Graduandos da UFRJ (APG), contou com a parceria do Diretório Central dos Estudantes Mário Prata, da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e do Coletivo de Representantes Discentes do Museu Nacional, e o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PR5) e do Museu Nacional/UFRJ. As inscrições de trabalhos foram voltadas para os estudantes da Universidade e o resultado foi apresentado na manhã de 16 de julho, durante o Festival do Conhecimento. Leia a nossa cobertura, e você poderá assistir à íntegra da transmissão no link que colocamos no final desta matéria. No site dedicado tem todas as obras inscritas com uma breve descrição sobre cada uma delas.

Festival do Conhecimento - Museu em Nos
Transmissão dos resultados no Festival do Conhecimento da UFRJ

“Estou muito feliz de termos conseguido a participação de pessoas com essas obras lindíssimas e me emocionei durante a transmissão. Todas têm em comum a história e a memória do Museu, com uma série de começos, recomeços e reconstruções. E isso tudo faz parte de preservar a história, a ciência e a educação e isso é fundamental”, diretora da APG, Luana Bulcão.

“Com seus 203 anos, o Museu Nacional traz toda a história do nosso país e da cidade do Rio de Janeiro, permanecendo vivo e atuante com suas produções científicas em história natural e antropologia. Foi bem importante ver através da arte outros olhos perpassando pela nossa instituição, dentro e fora dela. Agradeço a todos que se inscreveram e votaram e fiquei emocionada ao ver esses trabalhos apresentando a realidade e a resistência do Museu”, chefe do Núcleo de Comunicação e Eventos do Museu Nacional/UFRJ, Gabriela Evangelista.

“Se o objetivo era resgatar a memória, a história, a ciência e tudo o que representa o Museu, tenho certeza que cumprimos muito bem”, diretora da APG, Lissandra Amorim.

“As borboletas do Museu ajudam a ecoar que o Museu Nacional vive. E que viva muitos anos mais”, diretora da APG, Kamilla Medeiros.

“Agradecemos a todos pelo apoio a esses trabalhos fantásticos e parceria na organização do concurso. O concurso foi um grande sucesso e todos ganham com a divulgação do Museu Nacional”, diretor da APG, Daniel Bressan.

Resultado

As comissões avaliadoras foram formadas por especialistas de cada área, incluindo professores universitários e pós-graduandos. Além da comissão julgadora, o concurso artístico-cultural contou com júri popular e o resultado você pode ver a seguir:

Desenho, gravura, ilustração ou pintura

Pela avaliação da comissão julgadora, em 1º lugar ficou o trabalho de Miguel Guti “Ancestralidade entre Abutres”, em 2º lugar ficou Giselle Lazera com “Hipocampo”, e em 3º lugar ficou Jardim Fernanda com “Museu da Espera”:

Desenho, gravura, ilustração ou pintura

Com menções honrosas estão os trabalhos “A Lagarta”, de Mareana, e caminhos-mosaicos_e_dOBRAs_do_tempo” do artista PmaSenra. No júri popular, o trabalho vencedor é o “Sem Embalagens” de Izbll:

lagarta e outros Museu em Nos

Fotografia

Na avaliação da comissão julgadora, em 1º lugar ficou “Memória Queimada“, de Erika Carvalho Nogueira. O 2º colocado foi “Borboletas na Memória”, de Youri Souza Marques e Pedro Henrique Pereira Gonçalves. Já em 3º ficou “Posicionando Corpos, Fazendo Pessoas” de Rosa Vieira:

memoria queimada e outros

As fotografias “O Lamento de Pedro II”, de Júlia Pico, e “Jardim Interno”, de Felipe Abrahão Monteiro, receberam menções honrosas. E no júri popular venceu “Um Museu Feito de Gente” do coletivo Urucuriá:

lamento do pedro ii e outros

 

Expressões textuais

Você pode acessar todos os textos inscritos no site Museu em Nós. Leia a seguir o início do texto de Estrela, que ficou em 1º lugar na avaliação da comissão julgadora:

“Fragmentos

Eles vieram do espaço longínquo, corpos cósmicos desintegrando-se no embate com colossais campos gravitacionais e magnéticos. Caídos a Terra, foram levados aos museus para nossos estudos e maravilhamento: na dureza de sua composição e da áspera beleza, segredos preciosos a desafiar nossa conhecimento e imaginação. Foi assim com o meteorito do Bendegó que a menina descobriu encantada no Museu da Quinta da Boa Vista. Ela já tinha visto nas páginas de um livro de histórias da terra e do céu e onde havia aprendido a gostar de ciência, enquanto deslizava sonhadoramente nos anéis de Saturno. (…)”

Em 2º lugar ficou “Museu Nacional” de Joyce Nascimento e em 3º lugar ficou “Era Dia de Passeio” de Giu Cabral. Receberam menções honrosas “Preserva Meu Sonho, Museu Nacional”, de Bruno Castro, e “O Vírus do Céu”, de Laura Miele. No júri popular ganhou “O Que Fica” de Karoliny Flor de Medeiros.

Agradecemos imensamente a todos que participaram de alguma forma do concurso artístico-cultural “Museu em Nós: Pontes e (des)dOBRAmentos” com esse resultado tão bonito, emocionante e inspirador.

Assista à emocionante transmissão dos resultados:

Compartilhe

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram