Acesse o site do Museu Nacional

Exposições em cartaz

‘Um Museu de Descobertas’

Estação Museu Nacional é inaugurada com a exposição ‘Um Museu de Descobertas’. Foto: Anna Bayer (MN/UFRJ)

Acabamos de inaugurar a Estação Museu Nacional com a exposição “Um Museu de Descobertas”. Uma conquista e tanto pra nossas atividades educativas. Funciona no Campus de Pesquisa e Ensino Museu Nacional/UFRJ, em São Cristóvão. Para agendar grupos escolares, entre em contato pelo: agendamento.nap@mn.ufrj.br.

Exposição virtual ‘#Recompõe.Mineralogia’

Está disponível no site da campanha de recomposição de acervos para o Museu Nacional/UFRJ a exposição virtual “#Recompõe.Mineralogia”. Visite e conheça nossos minerais. Acesse agora e compartilhe com sua rede de contatos! Recompõe.Mineralogia.

Exposição virtual ‘Os Primeiros Brasileiros’

Essa mostra foi concebida pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira, professor do MN/UFRJ, em estreita parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME). Ela é composta por painéis históricos, músicas, filmes e fotografias. Essa edição virtual é apresentada pelo Projeto Museu Nacional Vive, e inclui um Guia Didático para apoiar os educadores nas visitas virtuais com os estudantes. Visite agora e indique aos amigos. https://osprimeirosbrasileiros.mn.ufrj.br/pt/

‘Linha do Tempo da Reconstrução’

Visite a mostra fotográfica “Linha do Tempo da Reconstrução” nos tapumes ao lado do Paço de São Cristóvão, que será sede exclusiva das exposições e atividades educativas do Museu Nacional/UFRJ a partir de 2026. Trata-se de uma iniciativa do Projeto Museu Nacional Vive.