Acesse o site do Museu Nacional

Próximas atividades

Lançamento de versão em inglês do livro ‘Kumbukumbu’

Na próxima quarta-feira, 4 de agosto, às 17h, será realizada conversa com as autoras do livro “Getting to Know the Kumbukumbu Exhibition at the National Museum”. Trata-se de uma tradução do livro “Conhecendo a Exposição Kumbukumbu do Museu Nacional”, publicado em 2016, e que agora pode ser lido em todo o mundo. A obra trata das coleções africanas e afro-brasileiras do Museu Nacional/UFRJ, suas histórias, trajetórias e usos, e que lamentavelmente foram atingidas pelo incêndio de 2018. O lançamento conta com as presenças da historiadora Mariza de Carvalho Soares, da historiadora do MN/UFRJ Michele de Barcelos Agostinho, da museóloga MN/UFRJ Rachel Correa Lima e da historiadora do Vanderbilt University/EUA Jane Landers. A mediação será realizada pelo antropólogo e professor do MN/UFRJ João Pacheco de Oliveira. Acesse agora e Defina o Lembrete no YouTube .

 

4ª edição do FORCULT Sudeste

Entre os dias 24 e 26 de agosto será realizado o Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT), em formato online e veiculado pelos canais do Fórum. Ele é realizado pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e o Museu Nacional/UFRJ está na comissão organizadora junto aos servidores de outras instituições da região Sudeste.

 

Eleição de Representantes Técnico-Administrativos em Educação

Foto: Panorama/CoordCom UFRJ

Em setembro, ocorrerá a eleição para escolha dos novos Representantes Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) do Museu Nacional/UFRJ. Em breve, a Comissão Eleitoral divulgará o calendário e as normas. Destacamos aqui as competências necessárias: Comparecer às sessões ordinárias e extraordinárias da Congregação e Conselho Departamental; Convocar o suplente para substituí-lo em casos de impossibilidade de comparecimento com, no mínimo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência; Ter conhecimento de estatutos, regimentos e regulamento em vigor, pertinentes aos interesses da categoria; Convocar assembleias ordinárias com, no mínimo, uma semana de antecedência;  Apresentar, nas Sessões da Congregação, as posições votadas em assembleias da categoria; Fazer relatório posterior a cada Sessão da Congregação, para dar ciência à categoria em assembleia; Fazer convocações para as assembleias com pautas, atas e listas de presença; Manter atualizado o arquivo documental das representações; Promover eleição para a representação com, no mínimo, 60 (sessenta) dias de antecedência do término de seus mandatos. Dúvidas: eleicaotaes@mn.ufrj.br.

 

Exposição ‘Da Gênese ao Apocalipse’

Foto: Samuel Barcelos/Prefeitura do Rio

A exposição “Da Gênese ao Apocalipse” apresenta 38 meteoritos da coleção do Museu Nacional/UFRJ no Museu do Universo do Planetário da Gávea. Entre eles está o meteorito Santa Luzia, o segundo maior já encontrado no Brasil. A curadora é a professora Maria Elizabeth Zucolotto (MN/UFRJ). O Planetário fica na rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea.

 

Exposição virtual ‘Os Primeiros Brasileiros’

 

Concebida pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira (MN/UFRJ) em estreita parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), a mostra é composta por painéis históricos, músicas, filmes e fotografias. Essa edição virtual é apresentada pelo Projeto Museu Nacional Vive, e inclui um Guia Didático para apoiar os educadores nas visitas virtuais com seus alunos. Visite agora e indique aos amigos .

 

VER OU REVER

Governança e Sustentabilidade Financeira de Museus

Quais caminhos podem ser apontados para a gestão e o equilíbrio financeiro do Museu Nacional/UFRJ após sua reinauguração? Por meio de palestras de diretores de centros culturais e instituições que promovem o desenvolvimento e fomentam a cultura brasileira, o Projeto Museu Nacional Vive realizou no You Tube um webinar em julho. Ele faz parte do programa de diálogos com a sociedade, e tem como tema “Governança e Sustentabilidade Financeira de Museus”. Acesse e veja ou reveja .

 

Natureza na Pele

Quer saber mais sobre biologia cultural e tatuagem? Com base nas imagens e narrativas sobre suas tatuagens de animais e plantas, convidados da Seção de Assistência ao Ensino (SAE), com a participação do público, abordaram aspectos biológicos, simbólicos, culturais e estilos das tatuagens. Essa ação é uma iniciativa do projeto Mediação Museal Online: Museu Nacional e Popularização da Ciência nas Redes, da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, aprovado no Edital Programa de Bolsas SIMAP 2021-2022. Assista agora:

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp
Telegram