Na passagem do quarto ano do 2 de setembro de 2018, foi feita a maior entrega até agora do Projeto Museu Nacional Vive – nome derivado daquele mote, que nasceu há exatos 10 dias após o incêndio e hoje representa todo o esforço que está sendo feito para reconstruir a nossa instituição. A restauração da fachada histórica do Paço de São Cristóvão, sede do Museu Nacional/UFRJ, está sendo aberta à visitação pública! E junto com ela, diversas ações e exposições no parque da Quinta da Boa Vista para celebrar com a sociedade nossas conquistas até aqui e o Bicentenário da Independência. Tudo isso incluindo o Jardim Terraço revitalizado!

Todos do corpo social do Museu Nacional/UFRJ sabem dos grandes desafios que temos enfrentado. Corte de verbas, obras no Campus de Pesquisa e Ensino ainda não concluídas, limitações de espaço e outras dificuldades. Mesmo assim, acredito que é difícil conter a emoção quando se passeia a frente do palácio olhando aquela fachada majestosa que, de forma inequívoca, demonstra que estamos no caminho certo.

Nesse 2 de setembro, no qual registramos a passagem de quatro anos do fatídico incêndio, gostaria de agradecer a cada um de vocês pelo engajamento, ajuda e compreensão. Na semana de comemoração do Bicentenário da Independência brasileira, que nos leva à reflexão sobre o passado, para discutir o presente e planejar o futuro, podemos dizer que estamos avançando para devolver o Museu para a sociedade o quanto antes! E com o esforço de cada um, essa meta será alcançada. E, para registrar esse momento verdadeiramente histórico, fizemos uma bela imagem de todos que estiveram presentes celebrando. Contamos com 544 visitantes nessa manhã.

Com o Museu, é possível ter festa!
Obrigado e parabéns para cada um de vocês!
Alexander Kellner
Diretor do Museu Nacional/UFRJ.