Governança e Sustentabilidade Financeira de Museus
Quais caminhos podem ser apontados para a gestão e o equilíbrio financeiro do Museu Nacional/UFRJ após sua reinauguração? Por meio de palestras de diretores de centros culturais e instituições que promovem o desenvolvimento e fomentam a cultura brasileira, o Projeto Museu Nacional Vive realiza webinar em 6 de julho, quinta-feira, às 10h, no YouTube. Ele faz parte do programa de diálogos com a sociedade, e tem como tema “Governança e Sustentabilidade Financeira de Museus”. Acesse.
O que você sonha para o Museu Nacional/UFRJ?
O Goethe-Institut Rio de Janeiro, em parceria com o Museu Nacional/UFRJ, lança essa ação cultural para incentivar o engajamento do público com nosso processo de reconstrução. Cada pessoa irá expressar pela arte seu sonho grande para o futuro do Palácio de São Cristóvão, e suas produções devem considerar um dos três eixos temáticos, selecionados para essa ação, que serão contemplados nas futuras exposições do Museu Nacional/UFRJ: “A importância da ciência em nossas vidas”, “O que nos une e o que nos diferencia socialmente” e “Nossa geodiversidade e biodiversidade”. Aberta a todos, podem ser inscritos colagens, desenhos, fotos, ilustrações, poesias ou produções gráficas. As inscrições vão até o dia 2 de julho, sexta-feira. Os selecionados podem estar em exposição virtual ou física nos tapumes na frente do Palácio em setembro. O formulário com o regulamento está disponível aqui.
Exposição Os Primeiros Brasileiros
Concebida pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira (MN/UFRJ) em estreita parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), a mostra é composta por painéis históricos, músicas, filmes e fotografias. Essa edição virtual é apresentada pelo Projeto Museu Nacional Vive, e inclui um Guia Didático para apoiar os educadores nas visitas virtuais com seus alunos. Visite agora.
VEJA OU REVEJA
Nas comemorações dos 203 anos do Museu Nacional/UFRJ, promovemos duas lives. Você já assistiu?
“O Paço de São Cristóvão e sua importância enquanto Museu de História Natural e Antropologia” – Contou com a participação do empresário, palestrante e fotógrafo D. João de Orleans e Bragança e da doutora em História e diretora técnica da AME Cultura, Cristiane Maria Magalhães. E a mediação foi da historiadora do Museu Nacional/UFRJ, Regina Dantas. Assista.
“Museu Acessível: entre Desafios e Práticas” – Participaram Denise Peixoto, educadora do Museu Paulista/USP e Guilhermina Guabiraba, educadora aposentada do Museu Nacional/UFRJ. O mediador foi o Guilherme Machado, museólogo do Museu Nacional/UFRJ e membro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do MN/UFRJ. Assista.