Acaba de ser concluído o processo de Consulta Eleitoral para a Direção do Museu Nacional/UFRJ respectivo ao quadriênio 2022-2026. Havia uma série de fatores adversos a esse pleito, decorrentes da complexa situação pela qual passa a casa, seja pelo incêndio, pela pandemia que afetou o ânimo de todos, e pelo fato de ter sido uma consulta virtual, que causa um distanciamento para muitos. Porém, novamente, a instituição demonstrou resiliência e espírito de superação: cerca de 90% dos professores, 75% dos técnicos administrativos e 55% dos estudantes participaram da consulta. Estes são números surpreendentes, superando os dos últimos pleitos. Particularmente a participação dos estudantes foi bem-vinda, certamente ligada à proposta de paridade aceita para essa consulta.
Nós, integrantes da Chapa Ressurgindo: O Museu Nacional do Século XXI, recebemos essa manifestação de apoio como estímulo adicional para atuar na reconstrução do Museu Nacional/UFRJ, tendo como o primeiro item da pauta a normalização da vida acadêmica da instituição! Essa passa por empenho máximo na construção dos laboratórios tão necessários para que possamos guardar as novas coleções, realizar as nossas pesquisas e, sobretudo, orientar os nossos estudantes!
Aproveitamos para incentivar que vocês assistam ao documentário “Fênix: o Voo de Davi“, onde um bombeiro que atuou no incêndio teve uma ideia muito original: confeccionar instrumentos musicais com a madeira recuperada no Palácio para o benefício da instituição. Além disso, traremos diversas novidades a partir de uma coletiva de imprensa que será realizada no dia 2 de setembro próximo, como o lançamento de uma campanha nacional e internacional de recomposição do acervo da instituição e a apresentação de algumas peças novas. Será enviado um comunicado interno com essa e outras novidades, que caminham na direção da reconstrução da nossa instituição.
Como comunicamos, em breve voltaremos a procurar os setores, departamentos e pós-graduações, para, de forma efetiva, dar início ao planejamento de projetos e ações.
Com humildade e muita felicidade agradecemos o grande apoio recebido. Se este aumenta a nossa responsabilidade, também aumenta a nossa motivação para o quadriênio que se iniciará no ano próximo. O Museu Nacional do século XXI será pensado e reconstruído na base do diálogo e de propostas elaboradas em conjunto com a casa, além de uma intensa participação da sociedade.
Um forte abraço!
Alexander W. A. Kellner
Andrea F. da Costa
Cristiana S. Serejo
Marcia S. Couri
Ronaldo Fernandes
Wagner W. Martins
Carlos Fausto
Foto: Acervo MN